A BIONG, desenvolve trabalhos voltados para a crise hídrica com mais de 14 anos, com filial em Parauapebas. No mês de setembro de 2020, realizou uma ação de levantamento de feição, limpeza e plantio de árvores nativas no entorno das nascentes, na propriedade do Senhor Matheus, denominado “RANCHO MINEIRO”, no intuito de preservar a área da propriedade onde se localiza duas represas para fins de lazer das famílias que fazem visitação do local.
A ação também serviu de exemplo de educação ambiental para os que ali frequentam e demais segmentos da sociedade sobre a importância da manutenção, recuperação, revitalização da vegetação arbórea nas APPs, no entorno de nascentes e mananciais com a importância de preservar e claro, de reflorestar áreas com índices de degradação.
Foi feito o plantio de mudas doadas pela empresa VALE, de mogno no arredores da sede e por seguinte, foi feito o plantio de espécies como: ingá, pau preto, abricó de macaco, nos arredores da nascente e no canal do córrego que abastece as represas da área de convivência do rancho, com ações de plantio e aplicação de sementes. O objetivo principal do plantio foi a conservação do ambiente e a garantia da disponibilidade de água nas represas.





