Sabemos que há uma fragilidade muito grande quando o assunto é recurso hídrico, principalmente quando se trata da parte mais vulnerável desse ciclo que são as nascentes, que a dificuldade de localização, acesso, degradação e descaso são grandes. Olhar direto para “fonte” é uma estratégia indiscutível quando o propósito é evitar uma crise hídrica de água potável de boa qualidade. A BIONG dedica seu foco em apresentar soluções em preservação e recuperação de nascentes.
Um dos seus desafios foi elaborar uma ferramenta de utilidade pública que facilite esse trabalho. Baseado nesse pressuposto atualmente a BIONG desenvolveu um aplicativo que vai potencializar a preservação dos recursos hídricos, fomentando um banco de dados preciso e eficiente na identificação, localização e informação das nascentes da região norte e nordeste abrangendo Pará, Maranhão e Piauí podendo estender ao resto do país. Com esse recurso na palma da mão, pode se apresentar soluções mitigadoras para os focos de mananciais hídricos degradado.
OBJETIVO DO APLICATIVO
Fomentar um catálogo das localizações e situações das nascentes, através de uma ferramenta inovadora que conecta a comunidade e demais usuários do aplicativo, favorecendo subsídios de ambos os lados nas trocas de informações necessárias e na precisão do diagnóstico das reais situações de vulnerabilidade dessas nascentes, criando um suporte técnico e o monitoramento em conjunto com a participação direta da população, O aplicativo também possui um banco para coleta de novas informações, onde qualquer pessoa cadastrada pode relatar a descoberta de uma nova nascente, como em uma área urbana.